Este projecto assenta no estudo dos materias/biomateriais, técnicas e conceitos que estão implicados na engenharia de tecidos / medicina regenerativa. Pretende-se, pois, ensaiar uma reflexão acerca do seu uso como material deste tempo. Trata-se de discutir a tensão entre as possibilidades do material e a sua utilização prática ou artística, no âmbito de um exercício que questiona como pode um material concorrer em diferentes regimes.
Interessa compreender os contextos de produção e as finalidades, pesquisar as qualidades e propriedades dos materiais/biomateriais, abordar os processos e as técnicas, analisar e reflectir sobre novas possibilidades de aplicação, entender as diferentes intenções e implicações que estão inerentes à sua utilização, explorando os seus limites, na busca pela materialização de objectos a serem usados no corpo.
O vocabulário dos materiais e das formas é grande e oferece uma infinita variedade. A joalharia artística contemporânea sente-se livre para trabalhar com os materiais mais diversos e inesperados, independentemente da preciosidade dos mesmos.
Uma jóia não vale tanto pela sua função de uso, mas pela sua dimensão simbólica, pela memória que perpetua em si. Torna-se difícil desenvolver uma reflexão sobre a jóia que não envolva uma reflexão sobre o corpo e o espaço.
O tema escolhido para dar forma à série de peças de Joalharia que me proponho criar, será o Sacrifício.
http://www.youtube.com/watch?v=0Su8LXNS16A